A importância do sono de qualidade para os bebês

  • por

Ao contrário de nós, adultos, que precisamos dormir para regenerar nossos órgãos, os bebês precisam de uma boa noite de sono para formá-los. O sistema neurológico é o que mais depende do sono de qualidade para a formação correta do cérebro e, consequentemente evitar problemas comportamentais, como hiperatividade e déficit de atenção.

Por isso, o sono dos pequenos merece todo o cuidado. Recém-nascidos necessitam de, no mínimo 15 a 18 horas de sono por dia, enquanto até os dois anos, 12 a 15 horas são suficientes. E esse momento precisa de silêncio total, para que o ato de dormir ocorra de maneira tranquila, sem interrupções para que o bebê possa descansar e se desenvolver.

Sabemos que, com a rotina corrida dos pais, fica difícil estabelecer horários para o sono dos pequenos. Porém, isso é extremamente necessário. Ao contrário do que muitos pais imaginam, o bebê dorme conforme os horários do pai e da mãe. Se os pais chegam tarde e o estimulam a brincar, correr e realizar atividades, tudo isso envolto de muito barulho, será cada vez mais difícil fazer com que eles durmam cedo.

Sendo assim, a solução para os pais que chegam tarde mas desejam ter um momento com seus filhos é fazer algo mais leve, como um lanche da noite ou contar histórias antes de dormir. Lembrando que um ambiente que estimule o sono, de preferência silencioso e escuro, é um dos maiores segredos para que os pequenos consigam dormir bem a noite toda.

sos-ruido-bebe-deitado-para-dormir-sorrindo