Pesquisas mostram que o tráfego rodoviário e o ruído de aeronaves aumentam os riscos de internação hospitalar e morte por acidente vascular cerebral, pressão alta, doença coronariana e problemas cardiovasculares, especialmente a exposição ao ruído à noite.
Sua resposta emocional à poluição sonora também pode ser significativa, é o que chamamos de “aborrecimento por ruído”.
Isso descreve os sentimentos negativos que o ruído pode criar, como perturbação, irritação, insatisfação, incômodo e a sensação de ter sua privacidade invadida.
Pesquisas em todo o mundo informam que a poluição sonora também causa efeitos negativos sobre a aprendizagem das crianças, trazendo dificuldades de leitura e na memória de longo prazo.
Poluição do Ar + Poluição Sonora
O ruído de aviões e do tráfego nas ruas está inevitavelmente ligado à produção de poluição do ar.
Os efeitos das partículas da poluição do ar são em grande parte relacionados à inflamação, enquanto a exposição ao ruído aumenta os níveis de estresse, levando à excitação fisiológica, como aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial.
Isso pode levar a aumentos nos fatores de risco de doenças cardiovasculares, como pressão arterial, concentrações de glicose no sangue, gorduras no sangue e até obesidade central.
Como o nosso corpo ainda responde ao ruído durante o sono (você acordando ou não), estar exposto ao som enquanto você dorme pode afetar particularmente a respiração, os movimentos do corpo e a freqüência cardíaca.
Também sabemos que distúrbios do sono são piores quando atingidos pelo barulho de transportes em uma região movimentada.
No ambiente escolar, os impactos do ruído vão além dos problemas de saúde.
Seus efeitos podem ocasionar danos significativos ao processo de ensino-aprendizagem.
Um exemplo simples: em sala de aula, a comunicação entre professores e alunos pode ser interferida por barulhos de aviões.
Nessa situação, pode ser que os alunos dispersem a atenção nas condições ruidosas e não se concentrem na fala útil dos professores.
É claro perceber que, em tempos modernos, a poluição sonora afeta um grande número de pessoas e representa um risco significativo para sua saúde e qualidade de vida.
É uma questão de saúde pública, portanto, pensar em intervenções para reduzir o ruído, utilizando barreiras e isolamento acústico, e sempre que possível projetar uma vida menos barulhenta em primeiro lugar.